Inauguração do Núcleo de Apoio Jurídico e Saúde

Nossa história


Em 1980, a freira da ordem das Dorotéias IR. PAULA BAUMBERG, de nacionalidade suíça,chegou à Fundação CECOSNE e escolheu a comunidade da Vila da Prata para realizar sua obra de amor ao próximo. A Vila ocupava as margens direita do rio Capibaribe e era formada por famílias numerosas e de situação econômica precária. A religiosa, junto à comunidade, instalou um chafariz para fornecimento de água, fundou a Creche Santa Luzia com as mães, que posteriormente deu origem ao Centro Comunitário Santa Paula Frassinetti , que por sua vez passou a assessorar a comunidade em seus pleitos, ajudando inclusive à formação do Conselho de Moradores da Vila da Prata, o Grupo de Jovens Alerta Povo, além de conquistar parcerias fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da Vila da Prata. Pleiteou , junto à Prefeitura da Cidade do Recife o direito de se fixar na Torre, surgindo a Vila Santa Luzia, para onde o Centro foi relocado junto com a comunidade. Em 1993, Ir. Paula voltou para a Suíça, e um grupo da comunidade assumiu a administração do Centro que, a partir de 2001 passou a se chamar Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Santa Paula Frassinetti.
Em 1996 nossa mentora e madrinha faleceu.

A semente plantada pela Irmã Paula germinou e gerou frutos. Continuamos na luta guardando os mesmos princípios de nossa mentora, atuar nas seguintes frentes: Segurança Alimentar e Nutricional,
Educação, Saúde, Trabalho e Renda, Meio Ambiente, Habitabilidade, Justiça e Paz, Cultura, Gênero ,Raça e Generacionalidade.

0 comentários:

Postar um comentário